Chegado ao fim do objectivo deste blog, esperamos que todos os leitores que o leram tenham gostado e que tenham, pelo menos, aprendido um pouco mais sobre os grandes Homens da Música.
Em cima, está o vídeo que, juntamente com este blog, fizeram a parte de multimédia que tínhamos
que apresentar neste período, a Área de Projecto.

Zeca Afonso

O seu nome completo é José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, nasceu a 2 de Agosto de 1929 e foi um conhecido cantor e compositor português. Passou alguma parte da sua infância em Moçambique, tendo assim uma profunda ligação com o continente africano que se reflectirá pela sua vida fora. Foi professor de Liceu em Moçambique e aí desenvolveu uma intensa actividade anticolonialista que lhe começou a causar problemas com a policia política e que pelo o qual será, mais tarde, detido várias vezes.
Entre 1967 e 1970, Zeca Afonso torna-se num símbolo da resistência democrática. Grava o seu primeiro álbum, "
Baladas e Canções".
Em 1971, edita "Cantigas de Maio", no qual surge "Grândola Vila Morena", que será mais tarde imortalizada como um dos símbolos da revolução de Abril. Em 1985, é editado o seu último álbum de originais, "Galinhas do Mato", onde já se encontra muito doente.
A 23 de Fevereiro de 1987, morre vítima de esclerose lateral amiotrófica. Muitas das suas músicas continuam a ser gravadas por inúmeros artistas portugueses e estrangeiros. José Afonso é um dos compositores portugueses mais divulgados a nível mundial.



Música de Intervenção e Nacional-cançonetismo

Música de Intervenção é uma categoria que engloba canções de musica popular compostas com o intuito de chamar a atenção do ouvinte a um determinado problema da actualidade, seja ele de ordem social, política ou económica. Era um tipo de música muito comum nos anos 60 e 70 do século XX, durante os últimos anos do Estado Novo português. Aqui, sobrepõem-se os nomes de Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho e Paulo de Carvalho. Por outro lado, o Nacional - cançonetismo é uma expressão utilizada em termos musicais para definir as canções e o tipo de música que o regime ditatorial do Estado Novo promovia e incentivava, na rádio e na televisão de Portugal e teve como seus expoentes máximos Madalena Iglésias, Simone de Oliveira e António Calvário. A maioria das canções interpretadas "iludiam" com banalidades a situação do país (emigração, censura, repressão, guerra colonial, etc.), sendo também um veículo de propagação das ideias do Estado Novo.




Amália Rodrigues

Amália da Piedade Rodrigues nasceu em Lisboa, a 1 de Julho de 1920 e foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do Fado, consecutivamente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX.
Propagou o Fado pelo Mundo fora, dando inúmeras actuações por muitos países, nomeadamente em França. Também fez filmes e um deles foi o Capas Negras, em 1947.
Marcou fortemente a historia do Fado, trazendo a novidade de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados.
Foi muitas vezes condecorada, por vários Presidentes.
A 6 de Outubro de 1999, Amália Rodrigues morre, em sua casa, repentinamente. Imediatamente, o então Primeiro-Ministro, António Guterres, decreta Luto Nacional por três dias. Amália está sepultada no Panteão Nacional, onde repousam as personalidades consideradas expoentes máximos da nacionalidade portuguesa.




O Fado

O Fado é um estilo musical português, geralmente cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica e guitarra portuguesa. Uma explicação popular para a origem do Fado de Lisboa remete para os cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria. No entanto, tal explicação é ingénua de uma perspectiva etnomusicológica.
Numa outra teoria, a origem do Fado parece despontar da imensa popularidade nos séculos XVIII e XIX da Modinha. Ainda assim, o Fado só passou a ser conhecido depois de 1840, nas ruas de Lisboa. Nessa
época o Fado marinheiro era conhecido e, sendo este Fado o mais antigo, torna-se no modelo de todos os outros géneros de Fado que mais surgiram como o Fado corrido e o Fado da cotovia.

Na primeira metade do século XX, surgem as Casas de Fado, e com elas o lançamento do artista de Fado
profissional. Os artist
as que cantam o Fado trajam de negro. O fadista canta o sofrimento, a saudade de tempos passados, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a desgraça, a sina e o destino, o amor e ciúme, a dor, a cidade, as misérias da vida, etc.



A Música Portuguesa

Portugal é internacionalmente conhecido pela sua tradição folclórica, em grande medida assente no Fado e nos estilos musicais dele derivados. Sendo este o género musical que melhor caracteriza o espírito português e que esta directamente relacionado e é consequência da sua história e raízes culturais, tem-se observado uma recente expansão em diversos estilos musicais, como o Rock e o HipHop.
Se Amália ainda é o nome mais conhecido na música portuguesa, na década de 80, surgem bandas que ajudaram ao enriquecimento da cultura musical portuguesa. Ainda assim, o Fado começa também a sua transformação e continua a evoluir bastante, no sentido de se tornar o Fado que conhecemos hoje, praticado por artistas como Camané ou Mariza.
Hoje em dia, existem bandas e/ou artistas musicais contemporâneos que dão contributos culturais muito significativos em todos os estilos e formas de música: do Rock-canção, com os Ornatos Violeta; à canção Pop, com os Clã; ao Black/Gothic/Folk/Heavy Metal, com os Moonspell; ao HipHop falado em português, com Sam The Kid ou Valete; da fusão Rock - HipHop, com os Da Weasel; ao Soul e Blues, com os Wraygunn e à música de dança, com os Buraka Som Sistema.



Tupac Shakur

Tupac Amaru Shakur foi um rapper de grande prestígio nascido a 16 de Junho de 1971, em Nova York. É mais conhecido pelos seus nomes artísticos: 2Pac e Makaveli. Além de músico, Tupac também foi actor e activista social. A maioria das suas canções fala sobre como crescer no meio da violência e da miséria nos guettos, o racismo, os problemas da sociedade e o conflitos com os outros rappers. O seu trabalho é conhecido por defender a igualdade política, económica, social e racial. Sofreu de várias acções judiciais, sendo mesmo condenado por abuso sexual e preso por onze meses. Na noite de 7 de Setembro de 1996, Tupac foi atingido por quatro tiros num tiroteio, em Las Vegas, acabando por morrer, seis dias depois, vítima de insuficiência respiratória e paragem cardíaca.



HipHop

O HipHop é o movimento que mais marcou a cultura negra do século XX, surgindo nas comunidades afro-americanas dos Estados Unidos, nas regiões do Bronx, Queens e Brooklyn, em Nova York.
Os seus pilares são quatro elementos básicos: o MC, que canta e faz letras de rap; o Dj, que cria os ritmos e os scratches; o Graffite, que leva as artes plásticas para a rua e o Breakdance, que é a dança executada por bailarinos conhecidos como b-boys
e b-girls.
Existem outros elementos que completam este universo, como o beatboxing (as batidas musicais executadas com sons da boca), o activismo político, a moda e a gíria.



Michael Jackson - The King Of Pop

Michael Joseph Jackson foi uma famoso cantor, compositor, dançarino, produtor e empresário que nasceu a 29 de Agosto de 1958. Começou a cantar e a dançar com cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos, nos Jackson 5, onde era o vocalista.
Cinco dos seus álbuns de estúdio tornaram-se os mais vendidos mundialmente: Off The Wall, Thriller, Bad, Dangerous e HIStory.
Nos início dos anos 80, tornou-se uma figura dominante na musica popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. Conquistou inúmeros prémios com sucessos como "Thriller", "Beat It", "Billy Jean" e "Bad".
Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés, popularizando uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" e o mais famoso "Moonwalk", entre outros.
O seu estilo diferente e único de cantar e de dançar, bem como a sonoridade das suas canções, influenciaram uma série de artistas nos ramos do HipHop, Pop, Rock e R&B.
Michael também foi um notável altruísta e humanitário, porém a sua vida pessoal sempre andou nas bocas do Mundo. Primeiro, a sua doença de pele - vitiligo -, daí as sucessivas cirurgias plásticas para ficar com um tom de pele uniforme; depois, em 1993, começaram as acusações de pedofilia, que o qual ficou ilibado.
Nos seus últimos anos de vida, foi citado como a personalidade mais conhecida mundialmente.
A 25 de Junho de 2009, morre em sua casa, vítima de paragem cardíaca devido à quantidade excessiva de medicamentos que ingeriu para dormir. Era sabido que Michael Jackson era dependente destes, mas o seu médico pessoal, Conrad Murray, foi acusado de homicídio involuntário.




Jimi Hendrix

James Marshall Hendrix nasceu em Seattle, a 27 de Novembro de 1942 e foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano, sendo frequentemente citado por críticos e outro músicos como o maior guitarrista da história do Rock e um dos mais importantes e influentes músicos da sua era, em diferentes géneros musicais.
Como produtor musical, Hendrix também inovou ao usar o estúdio de gravação como uma extensão das suas ideias musicais, sendo um dos primeiros a experimentar a estereofonia e phasing em canções de rock.
Conquistou vários prémios. A sua imagem de "selvagem" e de cheio de recursos para chamar a atenção (tal como tocar guitarra com os dentes e com ela às costas) continuava a trazer-lhe notoriedade, apesar de ele ter começado a sentir-se frustrado devido à concentração dos média e pela crescente dificuldade em ter as suas m
usicas novas também aceites.
A partir de 68, o comportamento antes disciplinado de Hendrix estava a tornar-se errático e a 3 de Maio desse ano, foi preso no Aeroporto Internacional de Toronto por posse de heroína.
Jimi Hendrix morreu a 18 de Setembro de 1970, em Londres e as circunstâncias da sua morte nunca foram explicitas, contudo afirma-se que Hendrix tinha tomado um remédio para dormir asfixiado (literalmente afogado) no seu próprio vómito.




Bob Marley

Robert Nesta Marley nasceu em Nine Mile, a 6 de Fevereiro de 1945 e foi cantor, guitarrista e compositor jamaicano, sendo o mais conhecido músico de Reggae de todos os tempos. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e dos perseguidos e agora, três dos seus filhos seguem o seu legado - os renomeados Ziggy, Stephen e Damian Marley. O trabalho de Marley foi bastante responsável pela aceitação cultural da música Reggae fora da Jamaica. Era um grande defensor de marijuana, usada por ele no sentido de comunhão.
Em Julho de 1977, Marley descobriu uma ferida no seu pé direito, que pensou ter sofrido durante um jogo de futebol. A ferida não cicatrizou e foi então que o diagnóstico correcto foi feito: sofrera de uma espécie de cancro de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob a sua unha. Aconselharam-no a amputar o dedo mas, segundo a sua religião/filosofia, não se devia cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo. O cancro espalhou-se para o cérebro, pulmões e estômago. Procurou ajuda, mas sem sucesso. Morreu a 11 de Maio de 1981, em Miami e junto com ele foram enterrados a sua guitarra Gibson Les Paul, um pote de marijuana, uma bola de futebol e uma Bíblia.



Anos 70 - O Reggae

O Reggae é um género musical desenvolvido originalmente na Jamaica. Embora por vezes, seja usado num sentido mais vasto para se referir à maior parte dos tipos de música jamaicana, o termo Reggae indica mais especificamente um tipo particular de música que se originou do desenvolvimento do Ska e do Rocksteady. O Reggae baseia -se num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank.




Elvis Presley

De seu nome completo Elvis Aron Presley, foi um dos grandes músicos do Rock da década de 60. Nasceu a 8 de Janeiro de 1935, em Mississipi. Em pouco tempo, milhões de jovens de todo o mundo apaixonaram-se e aderiram à sua energia, transformando-o no símbolo da sua rebeldia. Elvis participou em muitos filmes, tais como: "Love Me Tender", "Loving You" e "King Creole" e, claro, tem imensos sucessos onde "Blue Suedes Shoes", "Jailhouse Rock" e "It's Now Or Never" fazem parte. A partir de 1962, a vida de Elvis torna-se uma rotina com uma série de filmes criticados pelo seu estilo inofensivo, muitas mulheres e lindos cenários cuja trilha sonora pouco tinha de Rock. Em 1967, casou-se com Priscilla Beaulieu mas separa-se três anos depois. Depois de fazer 38 anos, Elvis teve vários problemas de saúde e excesso de peso, sendo hospitalizado mais de cinco vezes em quatro anos. Mais tarde, entra num processo de deterioração, chegando a desmaiar em palco e em 16 de Agosto de 1977, em Memphis, Elvis é declarado morto, vítima de um ataque cardíaco, devido à ingestão de oito ou mais drogas.




O Festival Woodstock

O Festival de Woodstock exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 60 e começo de 70 e foi realizado entre os dias 15 e 18 de Agosto de 1969, na fazenda de 600 hectares de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estado Unidos. Apesar das tentativas posteriores de imitar o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música. Ainda assim, as instalações do festival não foram equipadas para dispor de saneamento ou primeiros-socorros para 500,000 pessoas (só se esperavam 200,000) e houve centenas delas que tiveram que lutar contra o mau tempo, o racionamento de comida e condições minímas de higiene. Embora o festival tenha sido pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas mortes registadas: a primeira, resultado de uma provável overdose de heroína, e outra após um atropelamento de um tractor. Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram, pois para além de ter contado com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude do público. Vinte e cinco anos depois, surgiu o Woodstock'94, em Saugerties, a 135km de Nova York e tocaram bandas como Green Day, Red Hot Chilli Peppers e Aerosmith.



Os Beatles

Durante as primeiras quatro décadas todas as pessoas foram arrebatadas com os Blues e o Jazz, mas foi a partir de 1960, que o Mundo parou. Pode-se dizer também que foi a partir desta década que a música se revolucionou completamente, para sempre. Surgiu o Rock com os Beatles. Os "rapazes de Liverpool" eram constituídos por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. Tiveram fama, popularidade e notoriedade até hoje tornaram-se na banda de maior sucesso e de maior influência do século XX. A sua roupa, os seus cortes de cabelo e o seu crescente conhecimento social, exerceram forte influência sobre a juventude da época e criou-se, então, o termo "beatlemania" para designar o intenso fanatismo pela banda demonstrado pelos jovens. Arrecadaram um vastíssimo leque de êxitos, como "Yellow Submarine", "Yesterday" e "Let It Be". Além disso, foram produzidos dois filmes: A Hard Day's Night (1964) e Help! (1965).






O princípio dos Blues e do Jazz

Até à década de 40, o Jazz e o Blues ganharam lugar nos ouvidos dos americanos. Ambos tiveram uma enorme influência sobre a música clássica, na América e mais além.
As raízes do Jazz sobrepõem-se com as dos Blues. O Jazz e
ra tocado ou cantado, em bandas com trompete, trombone e clarinete bem como por solistas em improviso e uma secção rítmica de guitarra ou banjo, bateria, viola-baixo e piano.
Os discos de gramofone e as transmissões de rádio levaram o Jazz a quase todas as casas, enquanto a mudança dos filmes mudos para os "falados" levou novas audiências para os musicais no ecrã prateado.




Como sabemos, a música é tão antiga quanto à história do Homem e está ligada à origem das suas actividades fundamentais: a comunicação e a linguagem. Assim, não existe nenhuma civilização que não tenha manifestado interesse pelo canto, pela dança ou pela invenção de instrumentos musicais, ainda que rudimentares.
Desde as civilizações do mundo Antigo, passando pela Grécia romântica até ao Mundo em que nos encontramos hoje, a música sofreu gritantes transformações. Hoje, já tudo é possível e a tecnologia está sempre intimamente ligada, logo, é também uma enorme ajuda para a construção da música.
Veremos, de seguida, o que mudou desde o princípio do século XX até aos dias de hoje.


Somos duas de muitas alunas que estudam na Escola Dr. Bernardino Machado e somos de Línguas e Humanidades. Sendo este o último ano de Secundário, é-nos exigido fazer a disciplina curricular não disciplinar de Área de Projecto.
O objectivo desta disciplina é ajudar o aluno a adquirir métodos para organizar os seus trabalhos e desenvolver a capacidade de autonomia e, o mais importante, trabalhar em grupo.
Trabalhar em grupo pode-se revelar muito complicado e nós fomos um desses casos, ficando juntas mas separadas do grupo inicial.
Escolhemos como tema de trabalho a História da Música do Século XX, onde damos a conhecer a vida e a obra de alguns ícones que revolucionaram o mundo da música e que ficarão para sempre na nossa memória.
Aqui, vamos apresentar, sucintamente, a história desses grandes Homens.
Esperemos que gostem!